O médico francês Dr. Frederick Leboyer observou em uma pequena aldeia do sul da Índia (Calcutá), uma mãe massageando seu bebê. Com movimentos suáveis, delicados e carinhosos ficou encantado com a força dessa técnica e batizou a sequência com o nome da mulher ( mãe) "SHANTALA". Shantala é um dos mais lidos livros que Dr. Frederick escreveu, prossegue comemorando a vida, fala com precisão e poesia, de forma de atenuar a ruptura dramática da relação intra-uterina através de uma antiga arte de massagens em bebês desenvolvidas e preservadas na tradição da cultura indiana. Passando assim chamada de técnica de massagear bebês "Shantala". Antes dela ser uma técnica shantala é uma arte. "Arte de dar Amor". E que pode ser praticada pôr todos os que queiram experimentar este momento tão intenso com o bebê, exige para a sua execução um mínimo de prática e a determinação de estabelecer amorosamente um intenso diálogo tátil com esse pequeno ser que se desenvolve. Essa relação entre pais e bebês deverá ser prazerosa, e o prazer só existe se for mútuo. Ritmo, intensidade e tempo de duração da massagem são fatores a serem determinados ao longo da experiência. Segundo Leboyer essa relação amorosa entre mãe e seu bebê deverá ser exercitada diariamente.
No 1.º mês de vida, é essencial o contato natural imediato íntimo e prolongado, que é primordial para a saúde física e psíquica do recém-nascido.
Objetivos da Shantala
Peito
Facilita a ampliação da respiração traz equilíbrio e harmonia
Braços
Fortalece os músculos e as articulações Ativa a circulação e o sistema nervoso, preparando o bebê para engatinhar e andar
Mãos
Estimula a coordenação motora ampla e fina
Barriga
Facilita o funcionamento dos intestinos Elimina gases, trazendo alívio das cólicas Fortalece os músculos abdominais
Pernas
Fortalece os músculos e as articulações Ativa a circulação Estimula o sistema nervoso preparando para engatinhar e andar
Pés
Estimula a sensibilidade plantar
Costas
Alivia a tensão acumulada entre as vértebras trás equilíbrio, eixo e harmonia
Rosto
Estimula a musculatura prepara o bebê para melhorar expressar os sentimentos, raiva, prazer, riso ou choro
Cofira o vídeo da Shantala original.
A Shantala consiste numa técnica simples, amorosa, mas muito profunda, passada oralmente de mãe para filha. É um carinho com seqüência, técnica, direção, que deve ser repetido no bebê diariamente a partir do primeiro mês de idade. a Shantala possui como características o silêncio e a concentração. Ela é uma espécie de meditação que permite um diálogo não verbal, entre a mãe e o bebê.
A Shantala é indicada a partir do primeiro mês pois o bebê já está com a pele mais preparada. Muitas vezes ela descama, troca a pele. Também o umbigo já está cicatrizado. Apesar de ser um toque carinhoso, a shantala tem um toque profundo e forte, não é superficial, faz alongamentos e trabalha a musculatura e as articulações.
Existem inúmeros benefícios desta massagem para o bebê dentre ele posso citar o aprimoramento do relacionamento mãe/bebê e pai/bebê, o estímulo, e até um bom desenvolvimento psicomotor. Elimina gases, cólicas, prisão de ventre, tranqüiliza o sono, gera confiança, e por tudo isso é altamente preventiva. Raramente o bebê que recebe essa massagem diariamente vem a adoecer.
Os efeitos são imediatos. No mesmo dia o bebê já dorme melhor, as cólicas já diminuem. Só vendo para crer. É realmente uma técnica fantástica. Atua em todos os níveis: físico, emocional, energético e espiritual.
Não se deve praticar a shantala quando o bebê está muito doente ou nas crises. Outra contra-indicação seria para doenças de pele que impeçam o toque. Mas ela é ótima para restabelecer a saúde. Também não deve ser feita na criança com estômago vazio. Não deve estar dormindo, nem com frio.
Para realizar a Shantala é preciso observar a melhor hora do bebê, um local tranqüilo, óleo vegetal apropriado para o frio ou calor. A mãe é a pessoa mais indicada, mas o pai também pode, os familiares e numa creche até um profissional, tudo depende da necessidade e da disponibilidade das pessoas.
Confira a Shantala passo-a-passo Clique Aqui.
Veja o passo-a-passo Clique Aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário