quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

As mãos e a saúde

Nossas mãos são de extrema importância em nossas vidas. Elas nos ajudam em todas as nosas tarefas. Com elas comemos, dirigimos, trabalhamos, acariciamos, nos expressamos, entre outra inúmeras coisas. Porém, precisamos ter muito cuidado com elas tanto no que diz respeito as atividades desenvolvidas, pois podemos desenvorver doenças ocupacionais, quanto na higiene. E é sobre a higiene que gostaria de falar hoje.

Elas constituem a principal via de transmissão de microrganismos A pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.

A higiene de nossas mãos é tão importante que a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higiene das Mãos, pois a prática ainda é a uma das principais formas de prevenção contra a disseminação de microrganismos.

É muito importante que façamos a higiene de nossas mâos sempre. Antes de comermos, ou de prepararmos os alimentos, antes de oferecer alimentos a outras pessoas, principalmente crianças. E quanto ao ambiente hospitalar nem se fala, sempre que visitarmos alguém que esta hospitalizado lavar as mãos é importantíssimo tanto na chegada quanto na saída do quarto ou da UTI.
Aqui vai uma dica de como devemos higienizar nossas mãos. Faça bom proveito!

IMPORTANTE
Antes de iniciar a higienização das mãos, é necessário retirar jóias (anéis, pulseiras, relógio), pois sob tais objetos podem acumular-se microrganismos. Estas podem ser recolocadas após higienização das mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário