segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O uso de andadores infantis



Vocês sabiam que no Canadá o uso de andadores infantis é proibido? E isso desde 07 de abril de 2007. Pois é, e países como os Estados Unidos estão tentando implantar sua proibição. O motivo é bastante óbvio. É devido a esses artefatos que temos os maiores índices de acidentes com crianças, principalmente os TCE's, traumatismo
s crânio encefálico, e não são poucos os casos em que eles chegam a ocasionar o óbito.
O uso de andadores gera tanta polêmica que vários pesquisadores buscam informações sobre sua utilização. Uma pesquisadora sueca, Ingrid Emanuelson afirma que este equipamento é o produto infantil mais perigoso a que expusemos nossas crianças, seguido dos brinquedos de playgrounds.
Um dado que chama a atenção é que cerca de 60%
a 90% das crianças até os quinze meses é usuário de andadores. Os pais alegam que este equipamento além de ser prático, confere maior estabilidade para marcha das crianças, evitam quedas, e dão maior independência às mesmas. Isto é uma visão equivocada. Na verdade o andador é uma verdadeira ameaça sobre rodas. Revistas de medicina e fisioterapia vem trazendo informações sobre o risco da utilização deste equipamento. De cada mil crianças atendidas em serviços de emergência, dez são fruto de acidentes com andadores, e registra-se a ocorrência de um TCE a cada duas, ou três crianças que usam o andador.
Os andadores em que a crianças ficam sentada no
meio com os pezinhos empurrando o utensílio podem chegar à velocidade de 1 metro por segundo. Qualquer objeto que trave a sua rodinha pode tombar o andador e a primeira parte do corpo a ser projetada ao chão é a cabeça. Daí o grande risco.
O andador ainda retarda o desenvolvimento psicomotor da criança. Ocorre uma privação de vivências corporais, uma vez que elas engatinham menos, levam mais tempo para andar e ficar em pé.
O andador pode prejudicar o atraso motor pois se a criança for pequena demais para o andador, ela irá se locomover utilizando a ponta dos pés, empurrando o chão para trás sem descarregar o peso sobre os membros inferiores sem esboçar o padrão de contração muscular de movimentos coordenados de joelho, tornozelo e quadril. Mesmo se o tamanho da criança for adequado, ainda assim ela vai andar com os joelhos dobrados, mais uma vez sem experimentar o padrão esperado de marcha para a idade.

A cadeirinha na qual a criança fica sentada no andador oferece estabilidade demais, o que a impede de exercitar o equilíbrio ao manusear um objeto ou se deslocar com o andador, ela também não está exercitando o rolar e o engatinhar, isso pode fazer com que ela expresse um retardo psicomotor. Porém esse retardo não é tão preocupante a não ser é claro, que a criança em questão sejas portadora de uma disfunção neuromotora.

Há prejuízo também do exercício físico uma vez que o bebê gasta menos energia, este fator pode contribuir também para o aumento de peso do lactente.

"É muito comum a queda do andador em escadas, e as lesões decorrentes desta queda sempre são graves, com trauma de crânio e hospitalização”, relata o ped

iatra Emílio Carlos Elias Baracat.

Por isso muito cuidado ao eleger um desses para uso de seus filhos.

Mas se você acha essencial o uso de um deles, opte por modelos que não deixem seu bebê suspenso, modelos como esse, por exemplo. Mas não esqueça de ficar sempre supervisionado seu filho(a). Nunca o deixe sozinho!



3 comentários:

  1. O que é anemia fauci formica
    é que minha irmã fez o teste do pezinho e e apareceu que ela tinha esse traço.


    Rodrigo Fagundes T:101
    Jussara Maria Polidoro

    ResponderExcluir
  2. O uso de andadores tem um lado bom e um lado ruim a criança aprende a andar mais rapido porem prejudica os ossos das crianças,alem de causar acidentes que podem ser perigosos.


    Bianca Bitenbender T:301
    JUSSARA MARIA POLIDORO

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o esclarecimento sobre os andadores.......Parabéns pelo trabalho que vens fazendo.

    ResponderExcluir