Os animais auxiliam no tatamento de doenças neurológicas, psicológias, motoras e até mesmo no câncer.
Este tipo de terapia visa buscar a saúde física, social e emocional dos pacientes, bem como sua reintegração à sociedade. Através dela também podemos reestabelecer funções cognitivas.
Os animais melhoram a auto-estima dos pacientes, diminuem o estresse e a ansiedade, estimula o movimento, o equilíbrio e a percepção espacial do indivíduo.
Existe um trabalho feito por voluntários e animais, mas neste caso é importante a supervisão de um médico veterinário, que pode acompanhar e avaliar o animal durante os procedimentos, evitando que o mesmo seja submetido a situações estressantes, que possam prejudicar sua saúde e comprometer, assim a eficácia do tratamento.
Na TAA vários animais podem participar, dentre eles cito o cachorro, o gato, o coelho, chinchilas, pássaros, entre outros. O importante é que os mesmos não ofereçam riscos aos pacientes. O cão ainda é o animal mais usado devido a sua afabilidade, facilidade de adestramento e aceitação por parte das pessoas.
Independente do animal escolhido, é importante que este esteja em dia com suas vacinas, seja sociavel, não seja muito jovem, pois são muito afoitos e nem muito velho, pois se cansam com maior facilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário